sexta-feira, 25 de maio de 2007

Universidade de Aveiro no Second Life

Embora o meu propósito neste blog não seja apenas falar do Second Life, plataforma que já expliquei no meu último post, a verdade é que o acaso proporcionou que mais uma vez aborde o leque de opções que este "jogo da vida real" abre no nosso dia-a-dia.

Segundo uma notícia da revista Exame, parece que a incursão no Second Life não se limita a empresas que desejam promover os seus produtos ou a políticos que desejam alargar a sua campanha ao mundo virtual. Agora, a construção de edifícios, a concretização de conferências e seminários e muito mais alarga-se também às Universidades de todo o mundo: mais de 70 já têm um clone seu no Second Life, à disposição de qualquer um, abertas 24 horas por dia.

Em Portugal, a pioneira é a Universidade de Aveiro. O projecto está a ser desenvolvido numa ilha do Second Life que é dedicada a projectos educativos, contribuindo para que cada vez menos plataformas como esta deixem de ser consideradas com meras fontes de vício e passem a ter fins verdadeiramente pedagógicos.

Uma vez que no meu último post não tive oportunidade de explorar em termos conceptuais o alcance da presença de uma entidade no Second Life, fá-lo-ei agora.

Antes de mais, uma grande vantagem do Second Life é o seu baixo custo. Uma presença no Second Life está ao alcance de qualquer utilizador com acesso a um computador com internet, esteja em que parte do mundo estiver. Um estudante em França pode escolher que faculdade frequentar se quiser vir estudar para Portugal visitando a sua imagem virtual no Second Life. Pode assistir às conferências lá organizdas, pode passear pelo edifício (e este pode estar representado com maior ou menor fidelidade ao edifício real) e conhecer estudantes verdadeiros que por lá andem, envolvidos nas actividades virtuais da universidade.

Dificilmente uma campanha publicitária ou um website garante o mesmo.

Estar no Second Life é também um grande passo em direcção à internacionalização. É estar definitivamente presente na comunidade global, ultrapassando o contexto geográfico/económico/social ao partilhar o mesmo mundo/espaço que as suas congéneres internacionais: podemos ter Harvard ao lado da Universiade de Aveiro ou o MIT ao lado do ISCTE. Relembro que o utilizadores (mercado-alvo) facilmente acedem tanto a uma como a oura.

O Second Life promove, assim, o princípio do marketing por experimentação (com certeza que deve haver um termo técnico aplicável que desconheço neste momento), que permite ao utilizador/cliente não só experimentar como viver o produto antes de optar.

Por último, não posso deixar de comentar como uma fantástica vantagem do desenvolvimnto deste tipo de projectos numa universidade a injecção de dinâmica e empreendorismo que representam na vida académica da instituição. Representa tudo aquilo que uma universidade deve ter: cooperação entre professores e alunos, cooperação entre alunos dos vários cursos e uma oportunidade única de aplicação na prática de todos os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo do curso.

Links externos:

Notícia da Universidade de Aveiro
Lista de Negócios e Organizações no Second Life
Site do Second Life

Joana Nicolau

Sem comentários: